16.3.07

Mudanças no Marketing!


É pela voz do Professor Luiz Moutinho da Universidade de Glasgow que Portugal tem tido acesso às novas ideias que começam a prosperar no Marketing. Não menosprezando o trabalho de outros professores e investigadores portugueses, o professor Moutinho parece-me uma pessoa com visão para o futuro. Para ele, os marketeers deviam olhar mais para os consumidores de forma que estes fossem “absorvidos” pelas marcas. Na conferência para estudantes de Marketing da APPM referiu um preocupante estudo europeu no qual os marketeers declaram que, na sua grande parte, se encontram afastados das grandes decisões estratégicas e citou um artigo do Economist, no qual se pode ler que mais de 200 biliões de dólares em publicidade não produzem qualquer efeito nas vendas. De forma a estruturar esta ideia, o professor considera que o planeamento de media deveria ser visto como um espelho que reflectiria uma reorganização do sector do Marketing e de todo o sector organizacional das empresas para que todos trabalhem de forma interdisciplinar e, desta forma, todos tenham um ponto central como objectivo comum; o consumidor.

Sem comentários: