16.3.07

Neuro-Marketing, uma oportunidade ou um problema?

Neuro-Marketing.... Esse território ainda desconhecido! Ciência e Marketing aliados nesta batalha pela mente... A mente do consumidor está, segundo esta perspectiva, exposta de forma mais objectiva às influências das marcas e dos produtos. No futuro, será possível perceber o comportamento do consumidor de forma mais objectiva tendo acesso a certas áreas do cérebro que vão indicar as predisposições que cada um de nós tem perante marcas, produtos ou embalagens que conhecemos, ou não.
Esta questão do Neuro-marketing tem sido muito debatida e alvo de muitos estudos e trabalhos porque tem todo um potencial inimaginável que poderá resultar no controlo e manipulação “total” do consumidor. Por outro lado, têm também tido muita atenção os muitos problemas éticos que se levantam a uma operação deste tipo.
De qualquer forma, grandes empresas estão, já, a mostrar interesse no desenvolvimento desta área e, para isso, estão a investir milhões de dólares em pesquisas. Este obstáculo dos elevados custos junta-se às questões éticas e, por isso, iremos ter, lentamente, novidades acerca do NEURO-MARKETING.




2 comentários:

  1. Sinceramente, sou contra o protótipo que faz do marketeer um capitalista nato e que só vê dinheiro à frente, aliás, sou absolutamente contra. Não quero daqui a uns anos, quando for profissional da área, usar o meu conhecimento pa sugar o dinheiro aos clientes. Vejo o Marketing como a ponte entre o consumidor e a empresa, logo, é um mediador e é sua função balançar os interesses dos accionistas com os dos consumidores e chegar a um ponto de equilíbrio em que todos saiam beneficiados. Ou seja, enquanto marketeer tenho como objectivo não fazer o máximo dinheiro a qualquer custo mas sim, que o consumidor sinta que o dinheiro que gastou com a minha empresa foi bem gasto. Daqui se depreende que valorizo muito a ética e a honestidade do negócio e, sob este prisma, não vejo com bons olhos esta "invasão" à mente do consumidor, esta manipulação. Aliás, cheira-me que as empresas que andam a investir muito nestas pesquisas não valorizam a relação marca-consumidor e querem é apenas mais uns trocos (em milhões de euros) para o bolso. Bom, podia alongar-me mas acho que já passei a ideia essencial, não concordo com esta manipulação da mente que, levada a extremos, pode ser um constrangimento à liberdade de escolha de cada um. Enfim...isto sou só eu!

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  2. Caro diogo, concordo absolutamente contigo e tu sabes porque ja debatemos este tema de nao olhar a meios para atingir os fins. Mas, de qualquer forma, sou um optimista por natureza e, por isso, acho que este tipo de Marketing vai ser utilizado da melhor forma possível (pelo menos pela maioria). Se um dia tiver de trabalhar nesta área espero fazê-lo de forma leal para comigo mesmo e para com os outros. O que somos hoje e diferente do que seremos no futuro isso é certo mas acho que nunca vou mudar tanto assim porque valores é algo que tenho desde pequeno e é algo que não quero perder. Se para os manter for preciso trabalhar noutra área assim o farei... abraço

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