26.3.07

As "quase verdades" do Marketing!




No seu livro As Mentiras do Marketing, Seth Godin procura transmitir um conceito de marketing adaptado aos dias de hoje.



Os profissionais de marketing bem-sucedidos não mentem, são contadores de histórias. Os Marketeers de hoje devem contar uma história ao consumidor e, essa história deve ir ao encontro das expectativas do mesmo. Assim, devem contar histórias às quais queremos dar atenção e nas quais acreditamos.






Em suma, uma história bem contada é aquela que cria uma satisfação no consumidor.






"O poder de contar histórias verdadeiras num mundo onde mentir é lucrativo."





>Godin, Seth;As Mentiras do Marketing;Presença;2006

21.3.07

Nova Identidade! Valores renovados!

!PASSADO E FUTURO!
A Escola Superior de Comunicação está de cara lavada. Quinta-feira passada, a escola pertencente ao IPL (Instituto Politécnico de Lisboa) revelou aos seus docentes e alunos o seu novo visual e identidade gráfica. Propositadamente, deixei que toda aquela situação de novidade passasse para, hoje, poder fazer um comentário mais distante daquilo que vivi quando assisti à apresentação.
Pois bem, depois de uma análise muito desinteressada e desprovida de qualquer rigor científico considero esta mudança necessária e bastante bem conseguida. Se, ao início o novo logo me causou alguma dúvida, hoje creio que é o resultado de um bom trabalho que pretende transmitir a ideia de janela para o futuro aproveitando as formas quadradas características da ESCS.

Boa sorte à ESCS e que o futuro seja de facto justo com aqueles que trabalham para o receber da melhor forma.

20.3.07

APPM - Portugal Marketing Awards 2006


Está a decorrer o processo das nomeações referente aos Portugal Marketing Awards 2006. Brevemente serão anunciados os nomeados pela APPM, ao que se seguirá o processo de votação e de decisão final do juri nomeado para o efeito.A Gala dos PMA 2006, terá lugar em 9 de Maio do corrente ano.

Mais infos:

http://www.appm.pt

16.3.07

Neuro-Marketing, uma oportunidade ou um problema?

Neuro-Marketing.... Esse território ainda desconhecido! Ciência e Marketing aliados nesta batalha pela mente... A mente do consumidor está, segundo esta perspectiva, exposta de forma mais objectiva às influências das marcas e dos produtos. No futuro, será possível perceber o comportamento do consumidor de forma mais objectiva tendo acesso a certas áreas do cérebro que vão indicar as predisposições que cada um de nós tem perante marcas, produtos ou embalagens que conhecemos, ou não.
Esta questão do Neuro-marketing tem sido muito debatida e alvo de muitos estudos e trabalhos porque tem todo um potencial inimaginável que poderá resultar no controlo e manipulação “total” do consumidor. Por outro lado, têm também tido muita atenção os muitos problemas éticos que se levantam a uma operação deste tipo.
De qualquer forma, grandes empresas estão, já, a mostrar interesse no desenvolvimento desta área e, para isso, estão a investir milhões de dólares em pesquisas. Este obstáculo dos elevados custos junta-se às questões éticas e, por isso, iremos ter, lentamente, novidades acerca do NEURO-MARKETING.




Mudanças no Marketing!


É pela voz do Professor Luiz Moutinho da Universidade de Glasgow que Portugal tem tido acesso às novas ideias que começam a prosperar no Marketing. Não menosprezando o trabalho de outros professores e investigadores portugueses, o professor Moutinho parece-me uma pessoa com visão para o futuro. Para ele, os marketeers deviam olhar mais para os consumidores de forma que estes fossem “absorvidos” pelas marcas. Na conferência para estudantes de Marketing da APPM referiu um preocupante estudo europeu no qual os marketeers declaram que, na sua grande parte, se encontram afastados das grandes decisões estratégicas e citou um artigo do Economist, no qual se pode ler que mais de 200 biliões de dólares em publicidade não produzem qualquer efeito nas vendas. De forma a estruturar esta ideia, o professor considera que o planeamento de media deveria ser visto como um espelho que reflectiria uma reorganização do sector do Marketing e de todo o sector organizacional das empresas para que todos trabalhem de forma interdisciplinar e, desta forma, todos tenham um ponto central como objectivo comum; o consumidor.

Carlos Coelho - Uma genialidade do branding em Portugal



Quando, há uns meses, li o livro Portugal Genial, de Carlos Coelho, percebi logo que estávamos na presença de uma pessoa genial! Genial pela forma apaixonante como escreve sobre Portugal; genial pela forma como descreve o conceito de marca; genial pela forma como comunica com o leitor; em fim, genial por todo um conhecimento que transpira acerca de marcas.
Este trabalho de pesquisa acerca de 82 genialidades portuguesas, ou seja, 82 “marcas” que poderiam ou já representam Portugal no mundo relembra-nos o que por vezes esquecemos e elucida-nos acerca de “marcas” que são totalmente desconhecidas por nós apesar de serem portuguesas. O luto, Fátima, Calçada Portuguesa ou o Amor de Pedro e Inês são apenas algumas dessas “marcas” que, segundo Carlos Coelho, são fortes alicerces na sustentação do nosso país.
Portugal Genial foi apenas uma obra que me despertou o interesse para uma observação mais atenta do trabalho do seu autor que, quanto a mim, é uma das maiores referências para qualquer apaixonado pelo branding. Já tive o prazer de assistir a duas conferências que contaram com a sua participação e, posso dizer que, nas duas, fui igualmente surpreendido.



>Coelho, Carlos; Portugal Genial; Diário Económico; 2005; ISBN 972-99702-1-1