17.7.06

Será manipulação sinónimo de Publicidade?


Como estudante de Publicidade e Marketing já me foi dito que Marketing, e mais propriamente, Publicidade não são sinónimos de manipulação. A Publicidade é, um instrumento que utiliza diversos meios, TV, rádio, cinema, outdoors, enfim, tudo o que seja visto ou utilizado por muitas pessoas. Este instrumento é utilizado para que as pessoas tomem conhecimento de que determinada marca tem um novo produto ou apenas para que essa mesma marca possa relembrar às pessoas que o seu produto está vivo. E, com minha experiência de estudante, a Publicidade é vista como uma forma de avisar as pessoas de que um produto está vivo e precisa de atenção para ser feliz.
Agora outra coisa é a forma como esta ideia fundamental é difundida através dos tais meios… Repara numa coisa, não existem advogados corruptos? Não existem maus professores? Não existem maus médicos? Claro que sim e também existem maus profissionais de Publicidade que, apesar de na maior parte das vezes agirem de forma “legal” não são leais para com o consumidor porque e não lhe mostram toda a realidade que rodeia o seu produto mas apenas pedaços dessa realidade.
Este é o mal que persegue a Publicidade, que lhe tira credibilidade… Porque é que cada vez mais não se confia nos políticos? Porque alguns deles, em número suficiente para generalizarmos a nossa opinião, já nos desiludiram e mais, iludiram. O mesmo se passa com aquilo que no senso comum poderemos chamar “má” Publicidade. Esta “má” Publicidade, também já se tornou representativa para generalizarmos e isso está a estragar aquilo que poderia ser uma matéria muito interessante.

É pena mas por enquanto não vamos poder viver sem políticos e, também, não vamos poder viver sem PUBLICIDADE.

António Corte-Real

1 comentário:

Mónica disse...

eheh! PM é k é!
;)